De volta à Lota: Portimão celebra década de criatividade e sabores com Fernando Leal e Recante na programação 

De 16 a 20 de Julho a Zona Ribeirinha de Portimão recebe o Lota Cool Market,  enchendo-se de artesanato, música, design e gastronomia nacionais pela décima vez.

Este mercado ao ar livre é um produto da associação Teia D’Impulsos que pretende ressignificar e reaproveitar a Antiga Lota de Portimão transformando-a no “mercado mais COOL do Sul”. O festival, que inaugurou em 2014, torna a cidade de Portimão num ponto de referência de vários produtores culturais nacionais e regionais, oferecendo uma seleção cuidada de produtos sustentáveis e reciclados, e de food trucks curados de forma a proporcionarem uma viagem pelos sabores nacionais.

Nesta edição especial dedicada aos 10 anos de festival, teremos o prazer de encontrar, entre os vários talentos regionais, artistas do catálogo Epopeia.

Fernando Leal, cantautor açoriano com passagens por diversos palcos do país, apresenta-se no palco Choque Frontal no dia 16 de julho, pelas 23h. Coincidentemente, Fernando Leal celebra também em 2025, 10 anos de canções, partilhando a sua última década com o festival. Nesta celebração, o artista, com mais de 10 anos de carreira, promete um concerto cativante e cheio de boa energia, onde percorrerá vários dos seus temas de mais sucesso, bem como apresentará alguns inéditos.

Já no dia 18 de julho, pelas 22h, Recante sobem ao palco. O grupo que difunde e re-inventa a tradicionalidade alentejana apresentará temas como “Amora Madura”, “Pêra Verde”, “Pelo Toque da Viola”, “Fui Colher 1 Romã” e “Solidão, Ai Dão, Ai Dão”, temas presentes no seu EP “As Horas Que São”. Mas não ficam por aí, durante o espetáculo, muitas serão as modas e cantigas seculares que o projeto artístico explorará numa sonoridade dinâmica e refrescante mas que ainda assim ecoa na alma alentejana.

O Lota Cool Market não se esquece das famílias. O Jardim Visconde Bivar será transformado num espaço dedicado aos mais novos com iniciativas do Circo Vagamundo, que oferece oficinas de malabarismo e espetáculos interativos, e da School of Rock, onde as crianças são convidadas a experimentar instrumentos e formar a sua primeira banda. Haverá também jogos tradicionais portugueses e outras atividades artísticas para entreter miúdos e graúdos.

Este festival, que decorre de 16 a 20 de julho, é de entrada livre e abre as suas portas às 18h tendo programação até às 2h. 


Próximo
Próximo

“Rush”, dos The Elephant Woman, foi o tema mais ouvido em junho