A MÚSICA TRADICIONAL ALENTEJANA TEMPERADA COM AMBIENTES ELETRÓNICOS
Recante, encabeçados por Maria João Jones, aliam a paixão pelo património imaterial do Alentejo a ambientes criados por sintetizadores monofónicos, polifónicos e processamentos digitais.
O projeto apresentado em Loulé no evento RHI, desde logo marcou pela distinção e abordagem criativa naquele que é o propósito de levar a música tradicional da região além fronteiras e a novos públicos. Inspirados em nomes como Dead Can Dance, Vangelis, Ereni Papas, Dulce Pontes e todo um legado de cantadores e cantadoras da região, Recante promete levar-nos a sentir o calor da terra e as fragrâncias da planície de uma forma surpreendente.
28
FEV
Recante com Raízes do Cante
Lisboa - Casa do Alentejo
Os Recante apresentam na Casa do Alentejo, a sua mais recente colaboração com o Grupo Coral “Raízes do Cante”.
Numa noite onde a tradição da música tradicional Alentejana se cruza com ambientes eletrónico vindos das décadas de 60 e 70, os Recante prometem um espetáculo repleto de surpresas e muitas emoções.
INFORMAÇÕES RELEVANTES
ESTILO Tradicional, Synthpop, Dreampop
DURAÇÃO 70 minutos
ADEQUADO PARA Outdoor e Indoor
DISPONIBILIDADE 2026
COMITIVA ARTÍSTICA 3 pessoas
COMITIVA TÉCNICA 3 pessoas
“As Horas Que São” são o primeiro aperitivo dos Recante
Composto por cinco temas, o ep de apresentação dos Recante conta com canções onde a fusão com a eletrónica é marcante e versões de ensaio reduzidas a piano e voz. Um trabalho que exprime a estética que o grupo se propõe a apresentar convidando o ouvinte a desconstruir a sua ideia de ouvir a canção tradicional alentejana (moda) e cruzar novos territórios que intensificam a experiência sensorial.
PRÓXIMOS CONCERTOS
CONCERTOS ANTERIORES
AS ÚLTIMAS DE RECANTE NO JORNAL
-
"Voz profunda e cheia de verdade. Uma viagem por paisagens sonoras de serenidade"
in Emersa